João Pimenta é o primeiro a apresentar sua coleção no SPFW N60. O desfile de “Tropicalizando” aconteceu na Biblioteca Mario de Andrade, no centro de São Paulo, onde os convidados se sentaram na própria biblioteca e também pelo saguão do prédio centenário.
Para a coleção de verão, o designer se inspira em escritores que propõem inquietudes e a fusão de códigos tradicionais e contemporâneos e, então, traduz esse conceito em roupa. O evento começa com uma leitura de “Poema em Linha Reta”, de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa), feita ao vivo pela atriz Barbara Paz. A fila final foi embalada por um trecho do novo fenômeno literário Edouard Louis, com Mudar:Método.
Nas roupas, a alfaiataria é leve e ampla, composta por tecidos não convencionais, como camisaria, linho, náilon e denim. Seguindo a mesma ideia de trazer frescor e atualidade a uma vestimenta clássica, com modelagens que se afastam do corpo, evocando a sensação de liberdade da estação.
Para amarrar o tropicalismo, os focos de cores representam a essência do homem brasileiro: sexy, esportivo, casual e informal.
Abaixo, João Pimenta conta detalhes do processo criativo da sua coleção. Assista:
Veja alguns destaques do desfile: