Giorgio Armani morreu aos 91 anos. O designer italiano foi uma das figuras mais influentes na moda masculina moderna, revolucionando o modo como se veste terno—e a maneira como atores, empresários e entusiastas do estilo se vestiam—na década de 80. Nos últimos anos, houve uma renovada apreciação pela visão de Armani, garantindo que sua abordagem ao se vestir continuará viva apesar de sua morte.
“Com infinita tristeza, o Grupo Armani anuncia o falecimento de seu criador, fundador e força incansável: Giorgio Armani,” disse a empresa em um comunicado nesta quinta-feira. A causa da morte não foi divulgada: “Incansável até o fim, ele trabalhou até seus últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos muitos projetos em andamento e futuros.”
A empreitada característica de Armani, no que diz respeito à moda masculina, foi tirar o “peso” do terno. (Embora Armani fosse sediado em Milão, há, claramente, uma considerável influência da alfaiataria napolitana, que é famosa por sua falta de estrutura.)
Havia uma fluidez em suas criações, uma sensação de facilidade que se tornou o uniforme de escolha para “poderosos” em todo o mundo. Ele também vestiu estrelas de cinema, dentro e fora das telas, por décadas, criando figurinos para filmes como Gigolô Americano de 1980, e também para O Lobo de Wall Street de 2013.
A influência de Armani na moda masculina moderna pode não ter sido tão evidente nas décadas de 2010 e início de 2020, quando os caimentos justos se espalharam e depois deram lugar ao maximalismo inspirado no streetwear. Mas nos últimos anos, sua abordagem ao se vestir de forma elegante ganhou força novamente, com homens interessados em moda comprando Armani, tanto peças vintage quanto novas, para usar junto com peças luxuosas, mas elegantes, de designers contemporâneos.
Embora ainda familiar, seu negócio era gigantesco, com receitas de US$ 2,7 bilhões em 2023. Só o tempo dirá o que virá a seguir para a casa que Armani construiu—mas não há dúvida de que gerações de homens em todo o mundo estão se vestindo melhor graças a ele.