Sofisticação. Conforto. Durabilidade. Esses são três pilares condutores da Tramezza, linha de sapatos da Ferragamo. Esse nome se dá a partir de um componente fundamental do calçado, que consiste em uma camada espessa de couro inserida entre a palmilha e o solado.
Feita de material natural, a tramezza proporciona que o sapato tenha vida longa e confortável na mesma moeda. Ao longo do tempo de uso do calçado, essa camada se molda com o formato do pé e memoriza, digamos assim, a impressão.
Cambrione
Nem só de Tramezza vive a linha Tramezza. Entra no jogo um elemento de suporte de aço chamado cambrione, cujo intuito é proporcionar estabilidade. Ele é posicionado sob o arco do sapato. O termo, inclusive, é patenteado por Salvatore Ferragamo nos anos 1920.
Artesanato
O processo de produção da linha é feito de forma artesanal. Dando o start, o cabedal é fixado ao solado através de uma costura dupla. A montagem conta com três camadas de couro (palmilha, guarda e sola), cuja altura total é de 12 milímetros. O toque final é a possibilidade de personalização do calçado com as iniciais do cliente gravadas com uma agulha.
Portfólio
Feita por artesãos especializados, a linha Tramezza tem sapatos no estilo Oxford com cadarços clássicos ou ocultos e cabedal liso ou brogue. Há também os mocassins e double monks no portfólio. Com até 160 etapas, os calçados são feitos em couro de bezerro e recebem uma coloração manual que traz um efeito sombreado o deixando ainda mais com aspecto artesanal.