Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

s

Como o tênis masculino virou um polo da moda de luxo

Do jeans dos anos 90 à Louis Vuitton dos anos 2020, o esporte sempre elegante se transformou nas últimas décadas

Esta matéria foi publicada originalmente na Esquire US.

 

Andre Agassi abriu o mundo da moda no tênis no final dos anos 1980 (mas não foi por querer). Roger Federer levou esse estilo para um novo caminho. Agora, Carlos Alcaraz, Taylor Fritz, Jannik Sinner e outros dos melhores jogadores do mundo abraçaram a moda de luxo, desfilando em passarelas e estrelando campanhas entre uma raquetada e outra.

Se caras como René Lacoste, Arthur Ashe e Bjorn Borg definiram o molde para o estilo moderno do tênis — esportivo, claro, mas também ambiciosamente cool — foi um jovem Agassi quem injetou uma dose de rebeldia punk-rock. Em seus tênis Nike “hot lava” e shorts jeans — sem falar no aplique capilar — ele sugeriu que havia ainda mais a explorar na frente da moda, embora não estivesse pensando nas coisas dessa forma.

“Essa não era a minha intenção,” diz Agassi sobre definir uma era da moda no tênis. “Acho que, se você está trazendo de volta muitos dos tênis retrô e coisas do tipo, talvez tenha sido icônico em algum nível. Mas na época era mais uma declaração de rebeldia.”

 

Gilbert Iundt/Getty Images

 

 

E embora Agassi tenha certeza de que “se você viver o suficiente, o jeans, o mullet e o hot lava voltarão,” as tendências ainda não mudaram para o jeans nas quadras. Isso pode ser por causa de Roger Federer, que trouxe um estilo discreto para o jogo ao ascender à fama nos anos 2000. Ele levou isso adiante no evento patrocinado pela ATP que ele cocriou, a Laver Cup, que acabou de encerrar sua oitava edição viajando pelo mundo e atraindo os melhores jogadores masculinos do esporte.

O evento de três dias em quadra começa dois dias antes com os 12 jogadores — seis do Time Europa e seis do Time Mundo — posando para uma “foto icônica” com todos os jogadores vestidos com ternos combinando. Um dia depois, o Gala da Noite de Abertura apresenta todos os jogadores em black tie. Pode ser um novo meio de expressão de estilo para as estrelas do tênis.

 

Patrick McMullan/Getty Images

 

 

Embora a Laver Cup tenha recebido o patrocinador Boss para o evento, vestindo a maioria dos jogadores com ternos e tuxedos da casa de moda alemã, alguns dos jogadores têm seus próprios acordos de alta-costura, incluindo o número um do mundo Carlos Alcaraz, que estrelou uma campanha da Louis Vuitton e usou a marca na Laver Cup.

“O lado da moda é realmente interessante e um mundo lindo,” diz Alcaraz, acrescentando que acredita ser importante adicionar um elemento de moda à cultura do tênis.

Dar aos jogadores a oportunidade de abraçar o estilo também é importante para Federer. “Espero que os jogadores gostem de se vestir e que gostem de tirar boas fotos de si mesmos também, especialmente em um ambiente de grupo,” ele diz. “Isso lhes dá uma chance de sair de suas roupas de tênis, vestiários, quartos de hotel, e realmente sair e ser uma equipe em um ambiente formal. É provavelmente uma coisa boa, para ser honesto.”

“Acho que Roger foi provavelmente o OG (Original Gangster) no espaço da alta-costura,” diz a estrela do tênis americano Reilly Opelka, que já marcou presença nas semanas de moda de Paris e Milão. “Roger foi o portal para muitas pessoas. Anna Wintour estava indo apenas ao jogo de um cara por um tempo, e agora ela está indo aos jogos de muitos caras. Mas tudo começou com Roger.”

Federer, por sua vez, diz que gosta de ver uma mistura de diferentes marcas entrando no esporte, sejam elas menores ou de alta-costura, desde que celebrem os grandes momentos para os jogadores. “Nem todo fã quer ouvir outro break point ou ace; eles também querem falar sobre outras coisas,” diz Federer. “Eles querem trazer à tona o caráter do jogador, e se você puder adicionar uma pitada de moda a isso também, é bom.”

Começando com o lawn tennis na Inglaterra, o esporte sempre exibiu uma silhueta elegante. E Federer gosta de abraçar esse lado da cultura do esporte, seja celebrando Stan Smith (que compareceu ao gala black tie da Laver Cup com um par de seus tênis Adidas brancos e exclusivos), fechando um acordo recente com a Oliver Peoples, trazendo Agassi como capitão do Time Mundo, ou convidando jogadores a usar ternos e tuxedos fora da quadra de tênis.

O jogador americano masculino mais bem classificado, Taylor Fritz, certamente ofereceu uma perspectiva de moda ao seu público. Patrocinado pela Boss, Fritz diz que as marcas querem estar associadas ao tênis. Isso se encaixa perfeitamente em seus interesses. “Isso funciona bem pra mim,” ele diz sobre o mundo da moda. “Eu gosto, é algo que posso fazer fora da quadra. É bem natural para mim.” Fritz desfilou na passarela da Milan Fashion Week para a Boss em 2024, colocando-o em contato próximo com Alcaraz, amante da Vuitton, e o número dois do mundo Jannik Sinner, que trabalha com a Gucci.

O australiano mais bem classificado, Alex de Minaur, diz à Esquire US que moda e esportes andam juntos. “É emocionante para nós atletas ter a chance de nos expressarmos fora da quadra,” ele diz. “Estamos principalmente limitados a certos tipos de roupas na quadra. Há um momento para nós fora da quadra expressarmos a nós mesmos e nossas personalidades, o que é muito legal. Eu acho que o esporte tem tanto peso e cobertura da mídia; é divertido ver todos os diferentes atletas e como eles se expressam.”

“O tênis é a plataforma perfeita para a moda,” diz Tony Godsick, presidente da Laver Cup. “Os jogadores têm tanots espaços para mostrar a moda, seja na quadra, em conferências de imprensa ou nos bastidores. Adicione a mídia social a isso e, de repente, os fãs veem o quadro completo, desde o que os jogadores usam na quadra até o que eles usam em eventos ou em viagens.”

Alcaraz, por sua vez, celebrou sua vitória no US Open de 2025 descolorindo seu novo corte buzz cut para um branco prateado. Agassi — que sabe uma coisa ou duas sobre cabelo selvagem — diz que é apenas mais uma “coisa para se empolgar. … Estou sempre antecipando o que ele fez com o cabelo.” Enquanto sua estrela continua a subir, Alcaraz busca se consolidar como alguém com um senso de estilo bem definido, semelhante a como Agassi abraçou o look anti-establishment e Federer se tornou conhecido por seu refinamento clássico.

 

Europa Press Entertainment/Getty Images

 

 

“Eu adoro,” diz Alcaraz. “Sinto que estou cuidando de como me visto fora da quadra — tentando descobrir qual é o meu estilo e seguindo-o.”