O Holiday Happiness Index é um estudo cujo intuito é listar os destinos de férias que fazem seus turistas mais felizes. Desenvolvido com a orientação da Dra. Natalie Dattilo-Ryan, Ph.D., psicóloga clínica e professora da Harvard Medical School, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), saúde mental e felicidade holística, além de fundadora da Priority Wellness, uma das principais clínicas online de saúde mental, o material avaliou 47 destinos com base em cinco fatores essenciais que comprovadamente estimulam os hormônios da felicidade no corpo, utilizando dados públicos globais:
- Luz solar – A luz natural estimula a produção de serotonina, melhora o humor, os padrões de sono e os níveis de vitamina D, medida pelo número médio anual de horas de sol em cada destino.
- Sono de qualidade – Ambientes silenciosos e escuros favorecem um descanso reparador, equilibrando serotonina e dopamina ao mesmo tempo que reduzem o cortisol, avaliados pela percepção pública de poluição sonora e luminosa.
- Alimentação saudável – O consumo de frutas, vegetais, gorduras boas e fibras favorece a saúde intestinal, o funcionamento do cérebro e o bem-estar emocional, analisado pela proporção de restaurantes classificados como “saudáveis” no TripAdvisor em cada cidade.
- Contato com a natureza – A exposição a ambientes naturais aumenta serotonina e endorfina, reduz o estresse e promove sensações de relaxamento e admiração, medido pelo espaço verde público per capita, de acordo com o banco de dados Global Urban Indicators da ONU-Habitat 2024 ou fontes oficiais quando necessário.
- Exercício físico – Atividades como caminhar ajudam a liberar endorfinas e a regular serotonina e dopamina, avaliadas pela caminhabilidade da cidade, com base no tempo necessário para percorrer as atrações mais visitadas.
“Esses químicos influenciam tudo, do humor e do sono à energia e à digestão. E muitos dos fatores que os estimulam, como luz solar, movimento, alimentação e descanso de qualidade, costumam fazer parte de boas férias, se você escolher o destino certo”, diz a dra. Dattilo-Ryan.
Confira agora quais são as cidades:
Lisboa, Portugal

Helsinque, Finlândia

Orlando, Estados Unidos

Atenas, Grécia

Edimburgo, Escócia
