Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Usher é o headliner da nova fragrância Ralph’s Club New York

Cantor bateu um papo exclusivo com a Esquire Brasil sobre esta colaboração

Astro global da música R&B, Usher é o novo rosto da fragrância Ralph’s Club New York Eau de Parfum. O lançamento chega ao mercado brasileiro em outubro. 

A colaboração celebra Nova York, cidade-ícone de estilo e cultura, e é feita para quem é fã do clássico estilo de vida americano. O intuito é resgatar o glamour dos anos dourados de Manhattan, celebrando a energia e autenticidade da Big Apple.

Aproveitando o momento de lançamento (e celebração), Usher bateu um papo com a Esquire Brasil e falou sobre este momento com a Ralph Lauren Fragrances. Confira abaixo.

Qual tem sido sua relação com Ralph Lauren ao longo da sua vida?

Sou fã de Ralph Lauren há anos. A marca tem sido parte da minha vida. Quando nos encontramos pessoalmente [eu e o estilista] pela primeira vez em Nova York (por acaso o vi no The Polo Bar), fui cumprimentá-lo e falar que sou obviamente um fã de seu trabalho. E o fiz saber que temos uma conexão: nossos aniversários são no mesmo dia, 14 de outubro. Desde então, mantivemos contato,

O que Ralph Lauren representa para você?

Aceitação para todas as esferas da vida. A sutileza e o detalhe do clássico estilo “All-American”, seja ele extravagante ou apenas discreto, mantendo um código de cavalheiro. É um estilo de vida que parece muito experiencial.

Esta é a primeira vez que você é o rosto de um grande lançamento de fragrância de um designer. O que significa para você ser o embaixador do novo Ralph’s Club New York?

Essa parceria me deu a oportunidade de criar uma direção para uma experiência totalmente imersiva. Quando essa oportunidade se apresentou, claro, fiquei muito animado, mas o que mais amei foi colaborar e contar a história de uma forma autêntica.

Tivemos conversas sobre Frank Sinatra, o brilho, o glamour e o estilo de vida de Nova York. Como, se você consegue em Nova York, consegue em qualquer lugar. Eu queria tornar isso disponível para o mundo. Essa ideia é aspiracional e você deveria levar um pedaço dela. A coisa mais próxima de realmente viver nela é usar o perfume.

Como o cheiro desempenha um papel em seu processo criativo pessoal?

Sempre amei o cheiro e a química da fragrância – claro, como a música, ele também é composto por notas. Se você entrar no lounge de cavalheiros em minha casa, há uma essência muito específica de madeira e conhaque que você logo sente no ar.

Quando estou trabalhando no estúdio, pode ser qualquer coisa, desde cheiros muito naturais até coisas que o fazem se sentir um pouco elevado. Não há um cômodo meu em que você entre que não exale algum cheiro. Há momentos em que o palo santo é perfeito ou a lavanda é ideal, ou a rosa tem um certo sentimento, ou a bergamota ou o figo…

O cheiro diz muito sobre quem você é – o quão ousado, sofisticado você é. O Ralph’s Club New York é um cheiro que pessoas de culturas ao redor do mundo vão querer usar por causa do que ele representa.

Esta é a primeira fragrância masculina de cassis. Você pode descrever como se sente ao usar Ralph’s Club New York?

Confiante, sofisticado, sedutor – ele pode te levar a um lugar diferente. Essa fragrância se move de forma um pouco mais sexy, é um pouco mais suave e tem um alcance que se estende a um novo estilo pessoal. O Ralph’s Club New York especificamente oferece sofisticação, mas que aceita todos os diferentes tipos de cultura. Ele pode te auxiliar em todos os ambientes e momentos, seja para sair à noite, para almoçar ou até mais tarde.

Qual foi sua reação ao novo frasco de Ralph’s Club New York?

É um frasco incrível. Parece e se sente tão classicamente Nova York. É um item que pode viajar com você para qualquer lugar – você pode literalmente colocá-lo no bolso. Houve muito detalhe e nuances dedicados ao estilo de vida e à história por trás dele. O frasco em si parece uma joia, algo que é uma peça de colecionador em sua bancada e um acessório para o cômodo.

Como foi colaborar com o diretor do filme, Jacob Sutton, e os renomados fotógrafos, Mert e Marcus, nesta campanha?

Sou um grande fã de todos os artistas talentosos que trabalharam nesta campanha. Jacob capturou algo que parece atemporal e também misterioso. No filme, transitamos de um espaço para outro em sombras e percorremos uma jornada inteira por Nova York.

Jacob realmente entendeu meu processo e, entre as tomadas, eu tocava música no palco para manter todos motivados e no estado de espírito de Nova York. Quando você vê o filme final, é um playground confiante e sexy e você quer pular para a tela. Mal posso esperar para as pessoas verem a coreografia, os carros e o cinema que há no filme.

Trabalhar com Mert e Marcus, sou um super fã – eles são curadores excepcionais. Eles fazem a magia acontecer naturalmente. As imagens finais parecem capa de uma revista.

Para esta campanha, você deu seu toque pessoal à icônica “New York, New York” de Frank Sinatra. Como isso aconteceu?

Assim como quando me preparo para uma turnê, esta campanha não deixou nenhum detalhe de lado, incluindo esta nova versão de “New York, New York”. Algumas das escolhas que fiz nos últimos quatro ou cinco anos representam o legado, a essência e a evolução de Frank Sinatra.

Se há algum cantor que carrega esse tipo de elegância e a essência de ser o favorito dos homens e o crush das mulheres, esse cara sou eu. Então, veio “New York, New York”. Pareceu um alinhamento perfeito com base em onde estou, como me sinto, como me visto, onde estou na minha vida, e esta seria a minha oportunidade de não apenas prestar homenagem a Nova York, mas também a Frank Sinatra e ao que Nova York significou para ele.

É a minha oportunidade de mostrar que faço parte desse legado artístico. Minha versão pegou a nuance do que Frank Sinatra falava em sua canção e a reformulou através da ótica de quem eu sou agora, neste momento da minha vida: um pouco mais sofisticado, refinado e confiante. Começo com a cadência original que te faz saber: “Ah, uau, isso foi realmente derivado da versão original”, mas estou cantando do meu jeito. Sem trocadilhos. E a partir daí, é um turbilhão de coisas, e estou te transportando por todos esses diferentes lugares e experiências.

Você sempre foi reconhecido por seus múltiplos talentos, e a dança é uma grande parte desta campanha. Fale sobre o que você criou com o coreógrafo Tyrik Patterson.

Tyrik não perdeu um detalhe e sua coreografia moveu todos os corpos mostrados neste filme de uma forma que parecia teatral e totalmente dentro do personagem desta festa em Nova York. Há uma energia neste personagem principal e as outras pessoas se movem como resultado de serem tocadas por essa pessoa. Há calor nos momentos entre os personagens, ele salta da página. A magia acontece quando você mistura sua própria cadência natural de movimento com a coreografia. O movimento fala quando você está em silêncio se você permite que o corpo articule a mensagem sem que sua boca se mova.

A história de Ralph’s Club New York é sobre um homem a caminho do sucesso. Você tem uma filosofia pessoal ou mantra sobre o sucesso?

Você tem que passar por dificuldades para chegar a algo na vida. As perdas da vida são lições para te tornar melhor. Se você quer ser grande, não pode esperar alcançar o objetivo sem passar por momentos mais difíceis. Isso não é apenas um mantra para o sucesso, é um mantra para a vida.

Eu tenho a capacidade de ter foco único, e quando percebo que há algo me impedindo de alcançar meu objetivo, tenho uma de duas opções: ou me concentro nas coisas ruins e nunca as supero, ou me concentro na solução. A maioria de nós quer se apressar porque fomos condicionados a pensar que tudo acontece em um segundo. Não acontece. O processo da vida é uma jornada, e a jornada é o destino.

Você tem um legado inesquecível de comandar uma audiência em tantos fóruns diferentes. Como é estar no palco com todos os olhos em você?

Parece o estabelecimento da confiança. A razão pela qual confiamos no Sr. Lauren é que confiamos em sua opinião e em seu compromisso com seu trabalho. Sabemos que seremos transportados para um lugar com ele. Isso acarreta muita expectativa.

Para mim, algumas pessoas fazem viagens internacionais para me ver atuar e há uma confiança de que não as decepcionarei. Passei anos curando uma experiência para elas com as músicas que canto, meus movimentos, as roupas que visto e minha capacidade de estar presente. Estou mais presente do que nunca em minha vida agora.

O que há em sua própria arte, na casa de Ralph Lauren e na própria cidade de Nova York que criou uma história tão poderosa e atemporal em conjunto?

No fundo, sou um contador de histórias e Ralph Lauren também. Eu queria oferecer algo à marca Ralph Lauren que tivesse minha autenticidade. Não acho que teria a carreira que tenho, se não fosse capaz de ser inspirado e encorajado por outros. Não acho que teria criado algo novo. Essa é a minha ideia de caminho para o sucesso.

Toda vez que estou longe de Nova York, penso nela. De muitas maneiras, acho que todas as grandes cidades estão tentando se tornar tão energéticas e diversas quanto Nova York. Tenho uma relação com a cidade de Nova York que foi estabelecida quando eu tinha 15 anos gravando meu primeiro álbum e agora, mais de 30 anos depois, tenho um mundo de experiência para oferecer de volta a esta cidade.

Comecei minha carreira lá e agora estou levando tudo de volta para lá com Ralph Lauren – isso completa um ciclo inteiro da história. Dizem que se você consegue em Nova York, consegue em qualquer lugar e que minha história seja uma indicação de como é isso.

Usher para Ralph’s Club New York (Divulgação)