Arquiteta formada pela Escola da Cidade com um interesse especial pelo design da luz, Ana Neute começou a criar suas primeiras peças nos fundos da casa da avó. Desde então, tem se destacado por um design que une forma e função com elegância e originalidade E, desde esta segunda (1), é a nova vencedora na categoria Design do Esquire Game Changers 2025.
“Todo nós somos circundados por objetos cotidianos e é muito bonito ver que existe essa emoção quando conseguimos criar uma relação de proximidade com eles”, celebrou a designer.

Desde 2012 à frente de seu estúdio em São Paulo, Ana Neute começou a carreira com oficinas de iluminação e fez coleções com a Itens – como Jabuticaba, Fluida e Canoa – e mobiliário para Lider Interiores, incluindo poltrona Volta e mesa Botão. Em 2025, a linha Docol Twist, assinada por ela, conquistou o iF Design Award e Good Design Award, com peças como cabide, lixeira, bandeja, toalheiro de piso com mesa lateral e porta-toalhas que fundem artesanato brasileiro com tecnologia minimalista e sustentabilidade.
[aspas]
Formas que iluminam o cotidiano
Ana Neute conecta uma arquitetura urbana a peças táteis, indo de luminárias sopladas no Jalapão a instalações na SP-Arte e Milão e provando que design autoral pode transformar o dia a dia com processos artesanais e inovações. Sua vitória no Game Changers 2025 a posiciona, também, como uma agente de mudança que move o design adiante, do esboço à escala global.
O Game Changers tem patrocínio de C6 Bank e TIM Brasil e apoio de Range Rover, Spaten e Johnnie Walker.