E o título mundial de surfe é brasileiro mais uma vez. Yago Dora conquistou, na última segunda (1), seu primeiro caneco ao superar o americano Griffin Colapinto no duelo decisivo do Finals, em Cloudbreak, Fiji.
“A tempestade brasileira continua super poderosa”, diz Bruno Bocayuva, jornalista especializado na cobertura do surfe, à Esquire Brasil. “O Yago é o quinto dos nossos surfistas a conquistar o título mundial. Ele entra nesse hall aí, que já tem o tricampeão mundial Gabriel Medina, o bi Filipe Toledo, além de um título para Adriano de Souza, em 2015, Italo Ferreira em 2019.”
Trajetória
Yago nasceu em Curitiba, mas começou sua trajetória no surfe em outra cidade brasileira. “Ele foi desenvolvido para o surfe em Florianópolis, Santa Catarina. Venceu duas etapas da temporada regular e chegou ao Finals como líder do ranking, com a lycra amarela, e fez valer o favoritismo, além de uma plasticidade rara e muita firmeza”, opina Bruno
“Ele não só surfou demais, como competiu super bem. E agora também é mais um dos nossos campeões mundiais. Nas últimas 11 temporadas, o Brasil levou oito canecos”, finaliza o jornalista.