Foi o melhor ano para o Brasil naquela que já é considerada a premiação mais influente de cozinheiros na gastronomia mundial. Nada menos que 21 chefs com restaurantes no país foram distinguidos com as cobiçadas facas do The Best Chef Awards, cuja gala aconteceu na última quinta-feira, 2 de outubro, em Milão.
Entre os destaques, Ivan Ralston (Tuju, São Paulo) entrou para o seleto grupo de cozinheiros brasileiros com três facas — a maior cotação do prêmio — juntando-se a nomes como Alex Atala (D.O.M., São Paulo) e Manu Buffara (Manu, Curitiba).
Outros brasileiros estrearam na lista com uma Faca, como Thomas Troisgros (Toto e Oseille, Rio), Tadashi Shiraishi (Kanoe, São Paulo), Rodrigo Oliveira (Mocotó, São Paulo) e a dupla Eduardo Ortiz e Luana Sabino (Metzi, São Paulo), além de outros seis na categoria.
Também estão no prêmio com duas facas: Lisiane Arouca e Fabrício Lemos (Origem, Salvador), Jefferson Rueda (A Casa do Porco, São Paulo), Rafa Costa e Silva (Lasai, Rio), Alberto Landgraf (Oteque, Rio) e Janaína Torres (A Casa do Porco e Dona Onça, São Paulo).
No pódio global, que elege apenas os três primeiros lugares, os vencedores foram: em primeiro Rasmus Munk (Alchemist, Copenhague), referência mundial por sua “gastronomia holística” que une ciência, arte e performance. Em segundo, a chef Ana Roš (Hiša Franko, Eslovênia), que colocou o pequeno país no mapa gastronômico com menus ousados e profundamente ligados ao terroir local. Em terceiro, ficou Himanshu Saini (Trèsind Studio, Dubai), primeiro indiano a conquistar três estrelas Michelin, celebrando a tradição de sua cozinha com técnica modernista.
Um resultado histórico que reforça: nunca o Brasil esteve tão bem representado na cena culinária mundial.
Veja a lista dos brasileiros com duas facas:
Janaina Torres: Bar da Dona Onça, São Paulo
Rafa Costa e Silva: Lasai, Rio de Janeiro
Alberto Landgraf: Oteque, Rio de Janeiro
Fabrício Lemos e Lisiane Arouca: Origem, Salvador
Jefferson Rueda: A Casa do Porco, São Paulo
Luiz Filipe Souza: Evvai, São Paulo
Brasileiros com uma faca:
Helena Rizzo: Maní Manioca, São Paulo
Felipe Bronze: Oro, Rio de Janeiro
Rodrigo Oliveira: Mocotó, São Paulo
Thomas Troisgros: Oseille, Rio de Janeiro
Dante e Kafe Bassi: Manga, Salvador
Eduardo Ortiz e Luana Sabino: Metzi, São Paulo
Geronimo Athuel: Ocyá Leblon, Rio de Janeiro
Kazuo Harada: Kazuo, São Paulo
Tadashi Shiraishi: KANOE, São Paulo
Tássia Magalhães: Nelita, São Paulo