Estamos, sem dúvidas, vivendo na era de ouro da calça wide leg. As calças skinny estão fora de moda há uma década. A modelagem reta é clássica, mas não exatamente nova ou empolgante. E nem me fale de qualquer modelo que afunila abaixo do joelho — fico até arrepiada só de pensar. Em 2025, tudo gira em torno da calça wide leg, e se você vai apostar nesse estilo, precisa acertar na composição do look também.
Não importa se você está escolhendo um jeans ou uma calça de alfaiataria: é tudo wide. Mas tenha em mente que “wide” não precisa significar algo gigantesco ou bufante. Basta escolher algo um pouco mais solto do que a calça comum, com um tecido que não grude nas pernas e que crie uma silhueta mais reta, como uma coluna. Depois disso, volte aqui para conferir um guia completo sobre com o que usar sua calça wide leg.
Às vezes, criar um visual coeso é tão simples quanto escolher peças com a mesma modelagem dos pés à cabeça. Com a calça wide leg, uma parte de cima ampla costuma funcionar muito bem—especialmente se você estiver buscando um look descolado, casual, com pegada streetwear.
Isso pode significar usar uma camiseta quadrada, um moletom oversized ou um suéter folgado. Até um casaco com corte mais generoso dá conta do recado. Ir de modelagem larga em cima e embaixo cria uma silhueta totalmente relaxada; nada parece deslocado quando tudo segue a mesma proposta. É um visual leve, fácil e despretensioso.
Esqueça tudo o que eu acabei de dizer e inverta a lógica. Às vezes — e especialmente se você quiser elevar o visual — apostar no contraste visual é o melhor caminho. Calça wide leg, conheça sua nova melhor amiga: parte de cima slim, elegante e ajustada.
Isso não significa que você precisa usar uma baby tee super apertada — basta algo com um corte mais enxuto. Pode ser um blazer, um sobretudo elegante, uma camisa social ou até mesmo uma camiseta bem ajustada. Isso vale especialmente para calças wide leg com pregas, mas até mesmo o jeans entra bem nessa fórmula. Para reforçar ainda mais o jogo de proporções, adicione um sapato de bico fino ou uma bota.
Quando a parte de cima está ajustada e a calça wide leg está na parte de baixo, o visual ganha um toque de elegância clássica, mesmo que a calça seja super contemporânea.
Ainda não está convencido de que consegue usar uma calça wide leg? Vou facilitar: basta pegar um blazer combinando e pronto — você vai parecer super alinhado.
Hoje em dia, um terno folgado e descontraído raramente é má ideia. Isso normalmente inclui uma calça wide leg no conjunto, e quando você adiciona um blazer combinando — seja mais ajustado, como o de Tyler James Williams, ou mais solto, como o de Robert Pattinson — o efeito é de um visual coeso e coordenado. Sua calça wide leg nunca vai parecer fora de lugar se fizer parte de um conjunto; sempre vai parecer uma escolha intencional.