É aquela velha história: o filme nunca é tão bom quanto o livro. Mas… e a série de TV? A era do streaming é marcada por séries de grande sucesso baseadas em livros. Game of Thrones, Bridgerton, Outlander, Shōgun, The Handmaid’s Tale e tantas outras nasceram das páginas da literatura. Em 2025, os livros continuam gerando séries dignas de maratonas. Você não vai precisar só de uma carteirinha da biblioteca – vai precisar de uma assinatura de streaming!
Mesmo na era digital, as pessoas continuam devorando livros. O fenômeno do “BookTok” e os clubes de leitura liderados por celebridades têm desempenhado um papel importante no cenário literário atual—para o bem ou para o mal. (Muitos diriam que para o mal.) Junte isso às tentativas cada vez mais dramáticas das plataformas de streaming de manter os assinantes engajados e você tem a receita perfeita para Hollywood produzir não apenas adaptações cinematográficas de livros famosos com potencial para sequências, mas também versões seriadas em múltiplos episódios de best-sellers. Quer você goste ou não das adaptações individuais, é inegável o sucesso delas. Não é à toa que os estúdios donos de Harry Potter e Crepúsculo estão ativamente tentando transformar essas histórias em novas séries de TV neste exato momento.
Se a sua pilha de livros para ler milagrosamente diminuiu (impossível) e você está procurando novas obsessões, confira algumas das novas séries baseadas em livros lançadas este ano:
Baseada no romance de Harlan Coben de 2014, Missing You acompanha a detetive Kat Donovan (Rosalind Eleazar), que entra em um aplicativo de namoro e acaba combinando com seu ex-noivo, 11 anos após o misterioso desaparecimento dele. A descoberta chocante de Kat se entrelaça com uma conspiração ainda maior envolvendo sequestros e extorsões.
Um dos thrillers de espionagem mais populares da Netflix está de volta, com Gabriel Russo novamente no papel do agente do FBI Peter Sutherland. Baseada no livro de Matthew Quirk de 2019, O Agente Noturno gira em torno de um azarado agente do FBI que trabalha em uma sala sem janelas na Casa Branca, à espera de ligações de agentes em campo da chamada “Ação Noturna”. O telefone nunca deveria tocar. Mas um dia— adivinha — ele toca. A 2ª temporada mostra Peter promovido a um verdadeiro Agente Noturno, correndo para encontrar um infiltrado dentro da organização após uma missão mal sucedida em Bangkok.
Alan Ritchson e seus bíceps impressionantes estão de volta para a terceira temporada da série de espionagem de sucesso da Amazon, Reacher. Inspirada no livro Persuader de Lee Child (o sétimo da série Jack Reacher), a terceira temporada mostra o herói praticamente à prova de balas resgatando um informante da DEA enquanto tenta desmantelar uma rede de tráfico de armas liderada por um antigo inimigo, Xavier Quinn (Brian Tee).
Yellowstone encontra Virgin River neste romance faroeste da Netflix, baseado na bem-sucedida série de livros de Jodi Thomas. Josh Duhamel interpreta um fazendeiro texano que está de luto pela perda da esposa e do filho adolescente. Enquanto luta para manter o controle de suas terras, ele se apaixona por uma amiga de longa data (Minka Kelly) e precisa lidar com a chegada de um estranho misterioso (Jack Schumacher) à cidade.
Baseada no livro de não ficção The Woman Who Fooled the World, de Beau Donelly e Nick Toscano, Vinagre de Maçã conta a história da infame golpista da internet Belle Gibson (interpretada por Kaitlyn Dever), que finge ter câncer terminal e constrói uma marca nas redes sociais baseada em medicina alternativa. A ascensão de Belle a coloca em conflito com Milla Blake (Alycia Debnam-Carey), uma blogueira de bem-estar rival que realmente tem câncer. O que se desenrola é uma guerra semicomédia, frequentemente dramática, por fama, fortuna e legitimidade—irônico, considerando a pseudociência que move ambas.
A Melhor Irmã já está na nossa lista! Baseada no romance de 2019 de Alafair Burke, essa nova minissérie traz Jessica Biel e Elizabeth Banks como irmãs afastadas. As duas se reencontram relutantemente após o assassinato de um dos maridos (Corey Stoll). Fãs de Garota Exemplar (Gone Girl) e Big Little Lies provavelmente terão muito o que curtir.
Esta matéria foi originalmente publicada na Esquire US