Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

s

Gaby Amarantos: Game Changer em Música

Rainha do tecnobrega, Gaby Amarantos leva a periferia paraense aos palcos globais com potência amazônica e o projeto "Rock doido"

Nascida Gabriela Amaral dos Santos no bairro Jurunas de Belém, Gaby Amarantos é a vencedora na categoria Música do Esquire Game Changers 2025. A premiação acontece durante o evento desta segunda (1), em São Paulo que celebra nomes que mudaram o jogo neste ano. Gaby foi reconhecida por definir tendências e influenciar a cultura contemporânea com sua voz grave e raízes nortistas.​

“Tento agir com normalidade nesses momentos, mas estou muito feliz de trazer mais esse prêmio para meu estado e minha região”, disse a cantora. “Antes da COP30, passamos por muita xenofobia. Mas aprendi com os povos indígenas que para a gente lutar a gente precisa celebrar”, completou.

 

Gaby Amarantos, Esquire Game Changer 2025 em Música
Gaby Amarantos (Foto: divulgação)

 

Gaby começou a cantar na igreja evangélica e explodiu nacionalmente em 2011 com “Hoje eu tô solteira”, versão de “Single ladies” que rendeu, na época, o apelido de “Beyoncé do Pará”. Mas sua forte identidade começou a se consolidar já em 2012, quando com o álbum “Treme” trouxe hits como “Ex mai love” até chegar a “Purakê” (2021), unindo vozes como Elza Soares e Ney Matogrosso.

Em 2025, lançou “Rock doido”, projeto musical e audiovisual que, em um álbum e um curta-metragem, mistura a cultura das festas de aparelhagem com o balanço do tecnobrega, no formato de um DJ set, atraindo atenção nacional e consolidando sua versatilidade além das fronteiras regionais.​ Rock, nesse caso, é mais sinônimo de festa do que uma associação com o som de guitarras.

“Pegamos um celular e fizemos um plano sequência de 22 minutos, é uma experiência, um novo movimento cultural do futuro da Amazônia”, disse sobre o projeto. “Esse prêmio é de todos os artistas do Norte. A gente adora fazer parte desse país”, finalizou a cantora.

De Jurunas para o mundo

Gaby Amarantos conecta Belém ao mundo com visual icônico – brincos gigantes, saltos LED – e sua participação em programas como “The Voice Kids” e “Saia Justa”. Com “Rock doido”, pavimenta ainda mais estradas para artistas nortistas no pop mainstream, provando que cultura periférica dita tendências globais.

Sua vitória no Game Changers 2025 a consolida também como uma agente de mudança que move a cultura adiante, do brega ao rock.​

O Game Changers tem patrocínio de C6 Bank e TIM Brasil e apoio de Range Rover, Spaten e Johnnie Walker.​