A partir do dia 26 de agosto, a Unibes Cultural, em São Paulo, apresenta a exposição “Exteriores”, do consagrado fotógrafo Bob Wolfenson.
Composta por um conjunto de 53 fotografias, de média e grandes dimensões, a mostra gratuita que vai até o dia 26 de outubro, destaca uma crônica visual da diversidade humana, revelando corpos em movimento, expressões passageiras e instantes únicos capturados nas ruas de diferentes cidades ao redor do mundo nos últimos anos, fruto de um olhar treinado pelo tempo e aguçado pela curiosidade de um viajante. Mais uma vez, Bob volta a presentear o público com novas perspectivas sobre as muitas viagens que fez.
Com curadoria assinada por Bob Wolfenson ao lado de Ana Tonezzer, crítica e pesquisadora com ampla atuação em projetos de arte e fotografia contemporânea, a exposição é o resultado da imprevisibilidade das ruas das cidades do mundo, quando a banalidade do cotidiano adquire uma forma quase literária. “Ao rever estes registros, testemunhos de meu périplo, sinto que devo muitos deles à sorte e os vejo como marcadores de minha aventura, da passagem do tempo e das transformações acontecidas ao longo dele”, afirma o artista.
Com mais de cinco décadas de carreira, Bob Wolfenson é reconhecido pelos retratos de personalidades, nus e trabalhos na moda. Em “Exteriores”, ele explora o oposto da encenação. “Muito embora, eu seja formado no ambiente controlado de um estúdio fotográfico, ocasionalmente, ao longo de minha trajetória, caminhei pelas ruas das cidades e pelas trilhas dos campos, carregando minha câmera em saídas aleatórias, assim como um escritor faz seus apontamentos em um caderno de notas”, diz o fotógrafo.
O projeto expográfico foi concebido por André Vainer, arquiteto de renome com longa trajetória em projetos culturais, conhecido por criar experiências espaciais que fazem obras e visitantes dialogarem. Responsável por mostras emblemáticas como “Retratos” (do próprio Bob Wolfenson), “Otto Stupakoff”, “Infinito Vão” e “Memórias Inapagáveis”, Vainer transformou o salão da Unibes Cultural em uma galeria de corredores paralelos, criando um percurso que conta uma história por meio das conexões presentes nas imagens.
“Exteriores” propõe também uma reflexão sobre o tempo, a memória e a solidão urbana. Para Bob, as imagens da mostra carregam vestígios do que chamou de “desertos imaginários”. A exposição marca um momento importante da carreira do artista, como uma auto-decifração intuitiva. “Estas imagens expostas, não são sobre os lugares nas quais elas foram fotografadas, mas sobre um fotógrafo que ao realizá-las, capturou estes exteriores de si”, conclui Wolfenson.
A exposição dará origem a um livro homônimo, com edição da Cosac Edições e projeto gráfico assinado por Edu Hirama. As ampliações foram realizadas por Chris Kehl, impressas em papel Baryta, fornecido pela tradicional fabricante alemã Hahnemühle.
Serviço: Exposição “Exteriores” – Fotografias de Bob Wolfenson
Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – Sumaré, São Paulo/ SP.
Visitação: de 26 de agosto a 26 de outubro de 2025.
Horário: de quarta-feira a domingo, das 12h às 19h.
Classificação indicativa: 16 anos.
Entrada gratuita.
Curadoria: Bob Wolfenson e Ana Tonezzer.
Projeto expográfico: André Vainer.
Mais informações: www.unibescultural.org.br