550 metros de altura. Valor Geral de Vendas (VGV), medidor da receita total de um empreendimento, de 8,5 bilhões de reais. 157 andares. 228 unidades, incluindo 18 mansões suspensas, de 420 a 563 m²; 204 apartamentos de até 400 m²; quatro coberturas duplex de 600 m²; e duas megacoberturas triplex, de 903 m². Estamos falando, senhoras e senhores, do Senna Tower, edifício residencial mais alto do mundo, segundo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano (CTBUH).
Construído em parceria com a FG Empreendimentos e Havan, além da marca Senna, o prédio está na orla de Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina. A cidade no sul do Brasil tem a maior valorização imobiliária do país.
O projeto vai além de um marco de engenharia: representa a trajetória de superação de Ayrton Senna, tornando-se um símbolo atemporal de inspiração para a humanidade.
Por dentro
Além das unidades e área acima citadas, o empreendimento conta com seis pavimentos privativos de lazer, distribuídos em diferentes andares, e um rooftop exclusivo para moradores, totalizando mais de 6 mil m² de área de lazer. O edifício terá sete elevadores de alta performance, sendo os mais rápidos do Brasil, capazes de percorrer do térreo ao último andar em menos de um minuto.
Há também o Espaço Senna Tower, que constitui um centro de experiência com realidade aumentada, maquete interativa de 14 metros (a maior das Américas e altura correspondendo a um prédio de quatro andares), itens históricos de Ayrton Senna – destaque para a Lotus 99T, pilotada por Senna na temporada de 1987 da Fórmula 1 – e um apartamento decorado.
R$1,5 bilhão foi comercializado, antes mesmo do início da obra. O investimento inicial do Senna Tower foi de R$3 bilhões.
“O Senna Tower é um projeto que une paixão, excelência e inovação em engenharia. Estamos construindo um monumento que transcende a engenharia — ele representa a grandeza do potencial humano de se superar, assim como Ayrton Senna fez e, ao mesmo tempo, reforça a capacidade do Brasil de realizar obras extraordinárias. Precisamos mostrar a grandiosidade do Senna Tower e de Balneário Camboriú para o mundo. Por isso, estamos ampliando o número de escritórios comerciais no país e abrindo unidades nos EUA e na Europa”, afirma Jean Graciola, CEO e cofundador da FG Empreendimentos.
E como faz para tudo isso ter estabilidade? O Senna Tower terá Tuned Mass Damper (TMD), que funciona como um pêndulo com sistema avançado de estabilização, diminuindo o efeito dos ventos. Há também outriggers, materiais de alta performance, além de avaliações constantes em túneis de vento para garantir os mais elevados padrões estruturais.
O projeto deve ser entregue entre 2032 e 2033.
Negócio de família
O conceito do empreendimento é assinado pela multiartista e antropóloga Lalalli Senna, sobrinha de Ayrton Senna. Ela desenvolveu uma narrativa baseada na Jornada do Herói – conceito empregado na literatura e filosofia – conectando elementos de engenharia e arte a cada detalhe da torre.
“Toda grande história começa com uma jornada de superação e descoberta. O Senna Tower é uma obra de arte monumental, criada para inspirar cada um a buscar sua luz interior e seus ideais mais elevados”, ressalta Lalalli Senna.
A forma da torre é fundamentada nos princípios da geometria sagrada e da sequência de Fibonacci, refletindo a busca eterna pela perfeição que impulsiona tanto a natureza quanto os grandes heróis.
“A curva ascendente do edifício simboliza o movimento de superação em direção ao ideal, coroada por uma estrutura que representa a transição da matéria para a luz”, explica Lalalli.