Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como cortar o cabelo em casa (ou pelo menos mantê-lo apresentável)

Truques espertos para pular uma ida ao barbeiro

Vamos ser sinceros: as vezes ficamos com tantos compromissos que até o pulo no barbeiro fica impossível. Mas essas dicas vão te ajudar a extender o corte entre uma ida ao salão e outra.

Apare seus sideburns

Use uma máquina ou lâmina para manter as costeletas e a barba alinhadas. Você se surpreenderia com a rapidez com que costeletas bagunçadas podem te deixar com cara de desleixado. “Você pode aparar as laterais sozinho”, diz Rita Hazan, do salão nova-iorquino que leva seu nome (e que está temporariamente fechado). “Só dê uma ajeitada para se manter. Não tente uma transformação radical — isso nunca é uma boa ideia.”

 

Peça para alguém aparar a parte de trás do pescoço

Quando os cabelos na nuca crescem demais, até um corte impecável pode parecer bagunçado. Mas não tente fazer isso sozinho (poucos de nós têm a destreza com o espelho necessária para raspar a própria nuca). “Agora é o momento perfeito para treinar seu parceiro — ou com quem você estiver isolado — para aparar a nuca”, diz o barbeiro Kevin Baker, do Sposito, no Brooklyn. “Assista a alguns vídeos no YouTube sobre como usar uma máquina e deixe que façam por você.” Pode levar algumas tentativas até dar certo, mas afinal, você não vai a lugar nenhum.

 

Experimente novos produtos

Conforme o cabelo cresce, os produtos que você costuma usar talvez não funcionem tão bem. Aproveite a oportunidade para testar outros (talvez aqueles que você comprou na loja online do seu barbeiro). “Talvez seja hora de trocar a pomada por um creme de pentear mais leve”, sugere o cabeleireiro Ryan Austin, do IGK Salon, em Nova York. O creme ajuda a reduzir o frizz e ainda mantém o visual natural. Outra dica, segundo Tony DeAngelis, dono do Blue & Black no Brooklyn, é usar óleo para barba: “Funciona muito bem no cabelo — só algumas gotas já ajudam a domar o frizz.”

 

Treine o cabelo conforme ele cresce

A boa notícia de deixar o cabelo crescer durante o isolamento é que “você não passa por aquela fase estranha em público, com o cabelo pela metade”, diz Chris Applegate, dono da Shed Barber & Supply, em Austin. Ainda que essa fase exista, pelo menos ninguém está vendo. Mas, mesmo assim, é importante treinar o cabelo para crescer no formato que você deseja. “Empurre o cabelo na direção que você quer e use produto para fixar”, explica ele. Isso ajuda a manter o visual mais arrumado e facilita o trabalho do barbeiro depois. “Se você costumava repartir o cabelo de um jeito e parou de se preocupar, vai ser mais difícil voltar ao visual de antes em seis ou oito semanas.”

 

Dê um tempo ao cabelo

Se testar produtos novos não é sua praia, você pode optar por um detox capilar. “Vá ao natural e dê uma pausa nos penteados”, diz Baker. “Deixe o cabelo se recuperar um pouco. Se a nuca estiver limpa e as patilhas sob controle, aproveite para deixar o cabelo seguir seu curso natural.” Alguns dias sem produto podem ser exatamente o que ele precisa.

 

Não fique relaxado demais

Você ainda deve lavar e condicionar o cabelo (não estamos sugerindo que você pare de tomar banho!). “Acho que é muito mais útil levantar e se arrumar para o dia”, diz Austin. Lavar e hidratar o cabelo regularmente mantém a saúde dos fios e ajuda no bem-estar geral.

 

Não esqueça da barba

Manter a barba em ordem é muito mais fácil do que cortar o cabelo sozinho — e pode ter o mesmo impacto no visual. “Use um condicionador e um óleo para barba para cuidar dela”, diz Applegate. Depois, apare regularmente. “Vai estar mais volumosa que o normal, mas, se estiver limpa e alinhada, seu barbeiro vai conseguir retomar o trabalho quando for possível.”

 

Raspar tudo pode não ser tão ruim

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Blue & Black (@blueandblacknyc)

Se você realmente não aguenta mais, não vamos recomendar radicalizar por tédio, mas também pode não ser o fim do mundo. “Você pode simplesmente raspar tudo”, diz DeAngelis, já que manter um corte militar exige bem menos manutenção. Apenas certifique-se de usar uma boa máquina e peça ajuda para a parte de trás. (DeAngelis tem até um tutorial de como fazer isso no Instagram da Blue & Black.) “Acho que vamos ver muitos caras por aí com a cabeça raspada em breve”, afirma ele.

Este texto foi originalmente publicado na Esquire US